A cidade do Rio de Janeiro foi eleita nesta sexta-feira (2) a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 pelo Comitê Olímpico Internacional.Esta é a primeira vez que uma cidade da América do Sul é escolhida para de sediar uma Olimpíada.
A decisão foi anunciada pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, após a votação dos delegados do organismo em Copenhague, Dinamarca. O Rio venceu Madrid por 66 votos a 32.
O anúncio foi motivo de comemoração em todo o país. O presidente Lula e todos os membros da delegação presente em Copenhage, entre políticos, dirigentes esportivos e atletas, se emocionaram com a vitória.
Logo após o anúncio de que o Rio de Janeiro será sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que, “se morresse agora, já teria valido a pena”. E completou dizendo que essa vitória é de “190 milhões de almas”.
“Prevaleceu a razão, a paixão, a verdade. O Brasil merecia fazer uma olimpíada”, afirmou o presidente.
Sobre a competição e a vitória sobre três importantes cidades – Tóquio, Chicago e Madri – Lula disse que “o Rio de Janeiro tem uma diferença: tem alma, tem coração. O Rio quer mesmo fazer essa olimpíada”.
Durante a apresentação brasileira, Lula contou que ficou muito emocionado, principalmente ao ver, a seu lado, a atleta Bárbara Leôncio chorando. O presidente disse que o Brasil provou que não é um país de segunda categoria e ressaltou que, em 2016, provavelmente será a quinta economia mundial.
Fonte: Portal do PT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário