segunda-feira, 30 de setembro de 2013

PED 2013 - APRESENTAÇÃO MARCIO COSTA


                                                           MARCIO COSTA - 540

Romildo Márcio Ramos da Costa nasceu na cidade de Castanhal em 23/02/1970. Aos nove anos de idade começou a trabalhar para ajudar no sustento de sua família, exercendo atividades como catador de lixo e zelador; aos 13 anos foi funcionário da Empresa Moinho Modelo, hoje MARIZA Alimentos onde trabalhou até os dezessete anos; Aos 18 anos foi aprovado em concurso público para a Secretaria de Estado de Segurança Pública, onde trabalha; Em 1995 ingressou na Faculdade de Direito da UFPA; Em 1999 formou-se Bacharel em Direito e foi aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil sob a inscrição 9730 OAB/PA. Em 2000 filiou-se no Partido dos Trabalhadores, após pedir sua desfiliação do PC do B onde foi filiado de 1989 a 2000.


Como acadêmico de Direito, foi estagiário da OAB, SINTEPP e Serviço de Assistência Jurídica da UFPA. Foi Presidente da Associação dos Universitários de Castanhal – AUC por cinco mandatos eletivos, de 1995 a 1999. Ainda como líder estudantil, liderou a luta pela meia-passagem intermunicipal Castanhal-Belém-Castanhal, benefício este conquistado no dia 16/03/1998; Idealizou o Projeto QUITANDAL – Uma salada de Arte! – projeto cultural desenvolvido pela AUC com o propósito de oportunizar os artistas amadores do município de Castanhal; Coordenou a Casa do Estudante Universitário de Castanhal – CEUC; Em 2008 idealizou o Projeto CABANOS – Curso Pré-Vestibular que tem como finalidade a preparação de jovens de baixa-renda para os concursos dos vestibulares das Instituições de Ensino Superior; É Coordenador e Professor de História Geral do Projeto Cabanos; Coordenou diversas ações natalinas denominadas Natal Sem Fome organizado pela Associação dos Universitários de Castanhal visando a arrecadação de alimentos para destinar aos mais carentes, tendo em 15/10/1999 destinado meia tonelada de alimentos para o Assentamento João Batista, onde foi homenageado pelo trabalho em prol da questão agrária; Ainda como presidente da AUC organizou o Projeto AME – Amigos da Esperança, o qual se caracterizava por ser um projeto social com a finalidade de desenvolver nas Unidades de Saúde de Castanhal um trabalho de visitas aos hospitalizados levando música (voz e violão), poesias e entretenimento (palhaços, Papai Noel, presentes para a s crianças carentes). Foi Coordenador do SAJS – Serviço de Assistência Jurídica e Social da UFPA-Castanhal, no período de 2000 a 2004, promovendo assistência jurídica gratuita à comunidade carente de Castanhal; Em 2008, foi Diretor do Sistema Penal em Castanhal, onde dirigiu o Centro de Recuperação Regional, no Governo de Ana Júlia, promovendo a humanização do apenado, oportunidade em que implantou o Projeto Voando para a Liberdade, o qual se caracterizou por ser um projeto educacional visando a alfabetização do apenado; realizou parceria com o IFPA-CASTANHAL proporcionando ao preso a realização de atividades laborativas fora do cárcere, como forma de proporcionar aos apenados a ressocialização dos mesmos e a redução da pena; desenvolveu parcerias com as igrejas católica e evangélicas através da evangelização no cárcere. Ainda, em 2008, foi eleito Presidente da Associação dos Moradores do Bairro Cariri, onde empreendeu várias lutas em favor do bairro como implantação de energia elétrica, pavimentação asfáltica, mutirão na Escola Nilza Nascimento, operação cidadania para emissão de documentos, policiamento para o bairro, dentre outras atividades.  Foi candidato a vereador no ano de 2012 pelo Partido dos Trabalhadores no município de Castanhal, obtendo 769 votos, sendo o terceiro candidato do PT/Castanhal mais votado em toda a história do partido no município. 

Em 2010 foi aclamado Presidente do PT Castanhal, sendo um dos três articuladores políticos ao lado de Nélio Amorin (vice-presidente) e José Carlos (Secretário) que permitiu uma aliança vitoriosa com o PMDB para as eleições majoritárias no município de Castanhal em 2012, levando o PT a compor o Governo Municipal em 2013. Por sua história de luta, foi indicado pela Democracia Socialista – Castanhal para pleitear o segundo mandato consecutivo como Presidente do Partido dos Trabalhadores de Castanhal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário