quarta-feira, 30 de abril de 2008

Classificação histórica coloca o Brasil entre as economias mais sólidas do mundo.

O Brasil obteve nesta quarta-feira (30) a histórica classificação de país com “grau de investimento”, o que o coloca no seleto grupo de nações com economia sólida o suficiente para receber recursos dos maiores investidores internacionais. Agora, os títulos da dívida brasileira são considerados com baixo risco de crédito.
A elevação da nota para que o Brasil alcançasse esse estágio foi dada por uma das maiores e mais respeitadas agências de risco do mundo, a Standard & Poor's, e fez Bolsa de Valores de São Paulo fechar em alta de 6,33%, aos 67.868 pontos, recorde histórico.
Para o presidente nacional do PT, deputado federal Ricardo Berzoini, o fato histórico vai melhorar ainda mais a economia brasileira, já em franca expansão.
“Essa mudança vai garantir a atração de mais investimentos de longo prazo, para a geração de mais renda, riquezas e empregos no País”, afirmou Berzoini.
Segundo ele, a obtenção do grau de investimento é o coroamento de todo o esforço desenvolvido pelo governo Lula desde 2003.
“Com seriedade e ousadia, a política econômica desenvolvida até agora possibilitou o crescimento com distribuição de renda e absoluto controle das contas internas e externas”.
Para Berzoini, todo o projeto desenvolvido pelo governo Lula, se já tinha o respaldo da sociedade brasileira, agora alcançou também o mercado externo, como ficou demonstrado pela decisão da Standard & Poor's. “Os s analistas internacionais que acompanham a solvência dos países perceberam claramente as condições sólidas da economia brasileira”.
Com a mudança, Berzoini estima que será possível a queda dos juros, o aumento do fluxo de investimentos produtivos e de longo prazo, seguindo uma tendência que vinha se firmando já há algum tempo, alimentada pela expectativa de elevação do grau de investimento.
O presidente do PT sublinhou ainda que o próprio Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) também é elemento de estímulo à atração de investimentos estrangeiros.
Longo prazo
Berzoini frisou também o fato de o Brasil, depois de décadas, estar interrompendo um ciclo negativo de atração de capitais de cunho especulativo.
“Além disso, é significativo que a elevação a investiment grade ocorra num momento em que pairam dúvidas sobre a economia mundial, em razão da crise provocada pelo mercado de créditos nos Estados Unidos”, dise Berzoini.
“O Brasil passa à margem dessa crise e recebe uma certificação internacional que demonstra que as contas do Brasil estão sob controle do governo. É mais uma boa notícia pra o povo brasileiro”, completou.

Fonte : Portal do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário