sábado, 26 de abril de 2008

Conferência Nacional de Juventude

Brasília (Notícias da OIT) – O desemprego, a informalidade e a inatividade que ameaçam o futuro dos jovens brasileiros são alguns dos temas a serem discutidos na Primeira Conferência Nacional de Políticas Públicas da Juventude, que será realizada de 27 a 30 de abril de 2008 em Brasília. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), por meio do Projeto PREJAL – Promoção do Emprego de Jovens na América Latina, participa do evento.

Estima-se que no Brasil existam 3,8 milhões de jovens desempregados, o que corresponde a uma taxa de desemprego de 17,7%, cerca de três vezes a taxa dos adultos de 25 anos ou mais. Além disso, 10,3 milhões de jovens ocupados estão empregos em ocupações precárias no setor informal, ou seja, a taxa de informalidade dos jovens é de 59%, enquanto a dos adultos é de 51%.

Esse quadro fez com que o Governo brasileiro instituísse, em 2005, a Política Nacional de Juventude, cujos marcos foram a criação da Secretaria Nacional da Juventude e do Conselho Nacional da Juventude, instâncias onde são formuladas propostas e diretrizes para a ação do Governo, inclusive na área do emprego de jovens.
É nesse contexto que a OIT implementa no Brasil o Projeto PREJAL, que contribuirá para colocar em prática o compromisso da Declaração do Milênio de “elaborar e aplicar estratégias que proporcionem aos jovens de todo o mundo a possibilidade real de encontrar um emprego digno e produtivo”.

“O diferencial é a parceria da OIT com o setor privado, apoiando iniciativas de formação dos jovens nas próprias empresas, para com isso aumentar a sua empregabilidade”, afirma Karina Andrade, coordenadora nacional do PREJAL. No Brasil, o PREJAL tem apoiado ações desenvolvidas pelas imprensas participantes do proejto (AMPLA, COELCE, Fundação Telefônica, Prosegur, Santanter).

Durante os três dias de realização da Conferência, os participantes discutirão temas em torno de três eixos principais: Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Parâmetros e Diretrizes da Política Nacional de Juventude; e Desafios e Prioridades para as Políticas Públicas de Juventude.

Fonte: OIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário