quarta-feira, 9 de abril de 2008

Matilde Ribeiro afirma na CPI que não agiu de má-fé

A ex-ministra da Secretaria Especial de Políticas da Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, disse nesta quarta-feira (9) que cometeu enganos no uso de cartões de pagamento do Governo. “Mas nunca agi de má-fé”, afirmou. A ministra, que participou de audiência pública na CPMI dos Cartões Corporativos, fez questão de destacar que o uso do cartão é uma importante ferramenta de auxílio ao dia-a-dia da administração pública.
Por orientação da Controladoria Geral da União (CGU), Matilde Ribeiro teve que devolver R$ 2.815,35 aos cofres públicos. “O dinheiro foi devolvido e a análise feita indicou que não significou um ato intencional. Com isso, considero que me coloquei quite com a administração pública, considerando inclusive as recomendações para o futuro. Em nenhum momento usei o cartão para fim pessoal próprio ou de outrem”, ressaltou Matilde Ribeiro.
A ex-ministra disse que decidiu pedir demissão do cargo para não deixar que questionamentos sobre ela atrapalhassem o trabalho da secretaria. Ela aproveitou para reafirmar o valor da promoção das políticas de igualdade racial e a importância do uso de mecanismos como o cartão corporativo na promoção dessas políticas.
Em resposta ao relator da comissão, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), Matilde Ribeiro explicou, que utilizou o cartão corporativo para pagar uma compra pessoal, em um free shop de aeroporto na volta de uma viagem de trabalho, por engano. “Confundi o cartão corporativo com o cartão pessoal, ambos da mesma cor e bandeira. Foi um fato isolado”, afirmou.
Sobre os R$ 127 mil pagos a uma locadora de carros com o uso do cartão, a ex-ministra disse que é comum realizar a locação de carros quando a autoridade está fora de Brasília e que a secretaria é pequena demais para realizar licitação para cumprir essa função. “Não houve intenção de usar o cartão para substituir a licitação, e sim de facilitar o trabalho”, acrescentou.
Solidariedade
O líder do governo no Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), e outros parlamentares, entre eles os deputados petistas Vicentinho (SP) e Paulo Teixeira (SP), e o senador Paulo Paim (PT-RS), prestaram solidariedade à ex-ministra e destacaram sua importância na luta pela igualdade racial no país.

Agência Informes (www.pnacamara.org.br)

Fonte: Portal do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário