O líder da bancada do PT na Câmara, deputado Maurício Rands (PE), descartou na segunda-feira (7) a possibilidade de o presidente Lula disputar um terceiro mandato. Em entrevista, Rands afirmou que o partido é contra a mudança “das regras do jogo” para viabilizar um terceiro mandato.
“Sabemos que o presidente Lula é aprovado pela população brasileira. Mas a bancada do PT acha que as regras do jogo não devem ser mudadas com o jogo em andamento, como fizeram PSDB e DEM (ex-PFL). A democracia brasileira, embora consolidada, ainda é jovem e o casuísmo de mudar as regras com o jogo em andamento não favorece a consolidação das instituições democráticas”, disse Maurício Rands.
O líder do PT ressaltou que o desejo da sociedade é ver a continuidade do programa que vem sendo implementado pelo governo Lula. “O que a sociedade quer é a continuidade do grande governo do Lula, e isso pode acontecer sem mudar a Constituição. Isso pode ser feito com a escolha de um candidato ou candidata que faça avançar o programa iniciado pelo presidente Lula de combate a desigualdades e de promoção do crescimento sustentável”, frisou.
Na avaliação do líder do PT, o “jeito diferente” de Lula governar, viajando pelos estados e conversando com a população, “não pode ser confundido” com um processo de campanha eleitoral. “Não existe campanha porque não há hipótese de terceiro mandato. Alguns setores da oposição querem que o presidente Lula fique dentro de um gabinete, mas o que ele tem feito é manter um diálogo constante com a sociedade, dando andamento às obras do PAC, fundamentais para que o Brasil se transforme num país desenvolvido e justo”, disse Rands.
CPI – Sobre a CPMI dos Cartões de Pagamento do Executivo, Rands disse que a oposição precisa explicar porque quer quebrar o acordo que foi celebrado quando se discutia se haveria uma ou duas CPIs. “Parte do acordo previa uma só CPI com deputados e senadores, com a presidência da oposição. E agora a oposição está quebrando o acordo querendo uma CPI só de senadores?”, questionou Rands.
Reforma Tributária – O líder do PT defendeu o nome do deputado Antonio Palocci (PT-SP) para a relatoria da comissão especial da reforma tributária. “A bancada do PT defende que o deputado Palocci seja o relator. Pelo trânsito que tem aqui no Congresso e na sociedade, Palocci como relator seria um indicador a mais para viabilizar o êxito dessa reforma. E a bancada admite que essa composição para a comissão deve ter também a participação da oposição, mostrando que a reforma tributária não deve ser vista como uma proposta do governo ou da oposição, e sim do Estado brasileiro”, disse Rands.
Fonte: Portal do PT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário