A Secretaria de Relações Internacionais do PT (SRI) promoveu na manhã desta quinta-feira (24) uma reunião com parlamentares que participam de assuntos internacionais para fazer um relato sobre a última reunião do Conselho Internacional (CI) do Fórum Social Mundial (FSM), realizada em Abuja, capital da Nigéria.
O secretário nacional de Movimentos Populares do PT, Renato Simões, que representou a secretaria executiva do Foro de São Paulo nesta reunião, apresentou um relatório sobre o que foi discutido em Abuja.
De acordo com Simões, esta foi a primeira vez em que o Foro de São Paulo participa do CI na condição de membro observador. “Isso marca um momento novo de relações das experiências latino-americanas de organização popular e das opções político-eleitorais do continente com o FSM”, avalia Simões.O futuro do FSM e a estratégia de continuidade do Foro de SP enquanto iniciativa política foi o principal tema da reunião, segundo ele.
Durante a reunião do CI foi apresentado um relatório contendo o resultado das consultas feitas a mais de cem organizações a respeito da temática do Fórum Social Mundial. De acordo com Simões foram definidos nesta consulta quatro grandes temas: 1) O contexto geopolítico atual; 2) A crise de hegemonia dos Estados Unidos; 3) Reflexo do atual contexto geopolítico nos movimento sociais; 4)O futuro do FSM.
O Conselho Internacional aprovou a realização bi-anual do FSM, com rodízio entre os continentes, sendo que no intervalo entre os dois fóruns seja realizado Dia de Ação Global, além da continuidade dos fóruns mundiais continentais e temáticos. O conselho aprovou ainda a minuta trazida pelo Comitê Local de Belém sobre a edição do FSM que terá uma forte ênfase ambiental e em defesa da integração amazônica.
O FSM terá novidades, além do Fórum de Autoridades Locais (FAL) e o Fórum Parlamentar Mundial, como a realização do Fórum Mundial de Teologia da Libertação, Encontro Científico Internacional e o Fórum Social Pan-Amazônico.
Durante a reunião da SRI ficou definido que o deputado Zé Geraldo (PA), com o apoio do Dr.Rosinha (PR) e Nilson Mourão (AC), será o responsável pela participação parlamentar do PT nas articulações referentes ao Foro de São Paulo, além de serem tiradas propostas que serão levadas à próxima reunião em Montevidéu, em 22 e 23 de maio.
Fonte:Portal do PT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário