terça-feira, 17 de junho de 2008

COMISSÃO DA AMAZÔNIA DEBATERÁ FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

Um requerimento do deputado federal Zé Geraldo articula para o próximo dia 25 de junho uma audiência Pública da Comissão Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional com a Coordenação do Fórum Social Mundial e o Governo do Estado do Pará enquanto Comitê Facilitador Local, para discutir o Fórum Social Mundial (FSM), que será realizado em Belém em 2009.

De acordo com o parlamentar, pela primeira vez haverá uma versão pan-amazônica do FMS, que reunirá lideranças, autoridades, parlamentares e ativistas de 150 países e contará com a participação de mais de 100 mil pessoas. “Deste modo, a audiência pública representará mais um espaço de reflexão e organização para somar esforços na construção de um FMS ainda mais fortalecido, bem como construir alternativas para fortalecer e dar celeridade no processo organizativo do evento”.

O Fórum Social Mundial (FSM) é organizado pelos movimentos sociais desde 2001 e a sua primeira versão ocorreu em Porto Alegre. A oitava edição do FSM ocorrerá de 27 de janeiro a 1º de fevereiro de 2009, em Belém do Pará. “Trata-se de um importante momento democrático da história mundial para que se debata questões em prol dos direitos humanos universais do ponto de vista dos setores progressistas do planeta”, detalha Zé Geraldo.

Segundo ele, no Pará, serão necessários aproximadamente investimentos de pelo menos R$ 1 bilhão, conforme dados da Secretaria Nacional de Relações Institucionais do Palácio do Planalto ao analisar o conjunto de obras e serviços públicos para receber os participantes do Fórum no ano que vem. “ Estes fatores serão fundamentais para o nosso debate na Comissão da Amazônia”, destaca o parlamentar, ressaltando que “ a mídia mundial está de olho na Amazônia e temos competência suficiente para gerir a organização do evento e defender a Amazônia” , destaca.

Dados do governo do Estado Pará revelam a preocupação em estruturar a RMB para receber os visitantes e, ao mesmo tempo, aproveitar a estrutura a ser criada em benefício da população, principalmente nas áreas de segurança pública, saúde, saneamento, habitação, transporte, educação, ciência e tecnologia, cultura, turismo, agricultura e trabalho.

Segundo o parlamentar, um dos investimentos previstos é a implantação da Avenida da Ciência, uma via ligando o Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, ao bairro da Estrada Nova, em Belém, locais onde estarão concentrados os grandes eventos do Fórum. A planejada avenida já agrega importantes instituições de ensino e pesquisa, como a Universidade Federal do Pará, a Universidade Federal Rural da Amazônia, a Embrapa e o futuro Parque Tecnológico do Pará, em construção, explica parlamentar.

Zé Geraldo detalha que parte das obras previstas no plano já será contemplada pelo PAC do Saneamento e Habitação do Pará, que o presidente Lula lançou em Belém, e outras estão sendo analisadas pelo governo federal e estadual, como a construção de um terminal hidroviário, uma biblioteca pública virtual e a recuperação do Centro Histórico de Belém.



Assessoria de Imprensa
Kid dos Reis

Fonte: Portal do Deputado Zé geraldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário