
Com R$ 600 milhões já assegurados, a primeira etapa do Programa "Pará, Terra de Direitos" inclui mais de 450 ações e cerca de duas mil atividades, beneficiando 39 municípios onde vive 65% da população paraense. Considerado o "programa-mãe" do governo do Estado, na manhã deste sábado (7), o "Pará, Terra de Direitos" foi lançado no município de Castanhal.

A governadora Ana Júlia Carepa foi à chamada "cidade modelo" - na Região de Integração do Guamá - para anunciar R$ 31 milhões em investimentos, em diversas áreas prioritárias. Recursos destinados a obras e serviços para melhorar a qualidade de vida da população castanhalense.
Demonstrando a satisfação por estar atendendo a um anseio dos habitantes locais, a governadora encerrou seu discurso, em frente à escola municipal Irene Rodrigues , bairro Jaderlândia, citando um episódio ocorrido no dia anterior, em Abaetetuba, onde também lançou o Programa "Pará, Terra de Direitos".
Segundo ela, o reconhecimento que recebeu na cidade tocantina, e também em Castanhal (município da Região de Integração do Guamá), é a verdadeira recompensa da pessoa pública. "Recebi uma carta de duas crianças, na qual elas me agradeciam pelo trabalho feito em Abaetetuba e pediam para guardar a carta próxima ao meu coração, onde ela está desde então. Esse é o verdadeiro pagamento que uma pessoa pública pode querer", ressaltou a governadora.

O Programa Pará, Terra de Direitos reúne um conjunto integrado de políticas sociais que o governo do Estado já está implementando em várias regiões.
Visitas - No município, a governadora visitou as obras da nova sede da Superintendência Regional de Polícia Civil, que devem ser concluídas no segundo semestre deste ano. O prédio segue o novo padrão de respeito aos direitos humanos que está sendo implantado no Estado. "É uma obra totalmente adaptada, para respeitar a dignidade das pessoas, seja as que vão fazer ocorrências, ou os próprios presos, que terão entradas diferenciadas para não haver constrangimento", explicou Justiniano Alves, delegado Geral de Polícia Civil.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Geraldo Araújo, ressaltou que o novo prédio, onde também funcionará a Seccional do Centro de Castanhal, terá salas de acolhimento para menores, e salas para homens e mulheres. "Infelizmente existe o crime, e ele precisa ser coibido. Mas a melhor forma de se combater a criminalidade é como está sendo feito pelo governo do Estado, com investimento na educação. Mais escolas e menos cadeias é o que todos querem", acentuou.

Após a visita, foi assinado um termo de compromisso entre o titular da Segup e o prefeito local, Hélio Leite. Em seguida, foi assinado o termo de compromisso entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), representada pelo secretário-adjunto, Valter Amoras.

Oficinas - Ainda na solenidade, a governadora Ana Júlia Carepa entregou o primeiro certificado das oficinas de comunicação em Rádio Popular e Jornal Comunitário, promovidas pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), para Danilo Azevedo, 22 anos, que fez a oficina de rádio. A equipe da Secom realizou ainda as oficinas de Grafitagem e DJ .

Depois da solenidade, o secretário de Estado de Comunicação, Fábio Castro, entregou aos alunos das oficinas os demais certificados. Em seguida, a governadora entregou o cartão do Programa Bolsa Trabalho para a estudante Keila Araújo de Souza, 21 anos.
"Todos os programas sociais são importantes, mas não posso deixar de admitir que o Bolsa Trabalho seja minha 'menina dos olhos'. Há muito tempo conheço o Estado, desde quando fui vereadora, vice-prefeita e senadora, e as pessoas sempre me diziam que os governantes deviam dar mais atenção à juventude, que os mais novos terminam o segundo grau e ficam sem perspectiva, sem empregos. Pois, eu sonhei muito com esse programa. Hoje, me sinto satisfeita porque ele é uma realidade", afirmou a governadora.
Só em Castanhal o "Bolsa Trabalho" já beneficiou mais de 400 adolescentes e adultos, e outros 100 deixaram de utilizar o benefício por já estarem no mercado de trabalho.
Texto: Tylon Maués - Secom
Foto:©ELCIMAR NEVES/AG. PARÁ
Fonte Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário