
O novo titular da Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema), Aníbal Picanço, assumiu o cargo nesta segunda-feira (1º) e prometeu, "dentro do marco legal" estabelecido no país, dinamizar e no que for possível e "desburocratizar" atividades essenciais ao bom funcionamento da secretaria.
Em uma solenidade rápida, o ex-secretário Valmir Ortega se despediu dos servidores que lotaram o auditório da Sema, e fez um balanço das ações desenvolvidas à frente da secretaria em cerca de dois anos e meio, com destaque para " os avanços nas áreas de fiscalização".
"Espero que a Sema seja um órgão cada vez mais capacitado para enfrentar seus desafios", disse. Segundo Ortega, "o desafio de conter o desmatamento ilegal atualmente está com o Estado do Pará, e que para isto é importante dotar a Sema das condições necessárias para desenvolver suas ações institucionais". Valmir Ortega destacou a capacidade de Aníbal Picanço e sua trajetória profissional.
Em uma carta, servidores ressaltaram o trabalho de Ortega na Sema, onde, entre outros avanços, ampliou e qualificou o quadro de pessoal, implementou programas inéditos de meio ambiente na Amazônia e deixou vários projetos em andamento.
Ações - Ex-superintendente do Ibama no Pará, Aníbal Picanço pontuou algumas ações que considera necessárias para dinamizar e ampliar os serviços da Sema, visando atender aos usuários do órgão.
Entre essas ações, segundo ele, estão a "celeridade nas análises dos novos licenciamentos ambientais, sem descurar do rigor da legislação, a descentralização das atividades do órgão para novos municípios e avançar nos estudos que viabilizem as futuras concessões de floresta para o setor industrial madeireiro".
O novo secretário também enfatizou a necessidade de reconhecer ainda mais o papel dos servidores do órgão, ampliando o canal de comunicação, por meio da Associação dos Servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Asctam).
"Vamos discutir as alternativas, possíveis e viáveis, neste momento difícil, pois temos o firme propósito de trabalhar a valorização profissional e reconhecer o valor pessoal de cada colaborador aqui presente. Sem esta valorização será muito difícil obter avanços", finalizou.
Secom/Sema
Fonte: Agencia Pará - Foto: Rodolfo Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário