terça-feira, 9 de junho de 2009

DEPUTADA REFORÇA PEDIDO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE

A deputada estadual Bernadete ten Caten (PT) voltou a reforçar a necessidade de criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, no debate sobre o tema, ocorrido no Campus 2 da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Marabá, no último dia 4 de junho.

Bernadete, que já entregou um abaixo-assinado ao ministro da Educação, Fernando Haddad, em 2008, com 200 mil assinaturas da região, ficou de reforçar o pedido da nova universidade no próximo dia 19, quando Haddad irá ao município para a inauguração do Centro de Convenções da UFPA. Ela também defendeu a formação de uma caravana da região para reivindicar a nova universidade em Brasília.

Bernadete é grande defensora da criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste. A expectativa dela é que a nova instituição seja capaz de oferecer o número de vagas necessário ao atendimento da população local, bem como de disponibilizar cursos que correspondam às potencialidades socioeconômicas da região. Em 2007, ela e o deputado federal Zé Geraldo (PT/PA) promoveram juntos o Seminário Políticas Educacionais para o Sul e Sudeste do Pará, em Marabá, que debateu o assunto com a sociedade civil e representantes do MEC, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e do antigo Cefet-PA (hoje, IFPA).

EVENTO - No evento do último dia 4, o reitor da UFPA, Alex Fiúza de Melo, também defendeu a criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste. Segundo ele, o ministro disse-lhe que é favorável ao projeto, mas a viabilização ainda depende do presidente Lula.

Na oportunidade, Melo fez um balanço dos seus 8 anos gestão na UFPA. Bernadete parabenizou-o, enaltecendo a ele e aos coordenadores dos campi de Marabá, Ildete dos Anjos e Fernando Michelote, por terem aproveitado ao máximo os investimentos para a expansão do ensino superior. Desde 2003, foram implantadas 12 novas universidades federais e a criação de mais quatro universidades está tramitando no Congresso. Além disso, 188 cidades ganharam campi; os cursos noturnos foram ampliados em 168%, passando de 29.549 no ano de 2006 para 79.080 em 2009; com mais de 1.400 cursos de mestrado e doutorado em funcionamento. Até 2012, está previsto o investimento de R$ 2 bilhões no Programa de Reestruturação e Expansão das Universidade Federais (REUNI).

fonte: Enize Vidigal com informações do MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário