domingo, 30 de março de 2008

PT catarinense lança primeira escola de Formação Política do partido no país

O Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina realiza, no final de semana de 29 e 30 de setembro, o lançamento da Escola de Formação Política do PT, a primeira do partido no país. Esta será a primeira escola de formação política do partido lançada no país.
O evento, realizado na Assembléia Legislativa do estado com um seminário, traz debates sobre formação e o calendário de atividades da escola para 2007 e 2008. Serão também realizadas consultas para a escolha do nome da Escola e para os eixos e temas dos próximos cursos.

A programação será aberta no sábado (29) pela manhã, com a palestra “A importância da formação política para o PT no contexto atual”, ministrada por Cláudio Nascimento, coordenador do setor de formação da Secretaria de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego. Os debatedores serão a senadora Ideli Salvatti e um representante da Secretaria de Formação do Rio Grande do Sul. Na parte da tarde, às 14h, acontece a palestra ”A formação política no PT e a Fundação Perseu Abramo, com Flávio Jorge, diretor financeiro da fundação. Às 18h acontece o lançamento do livro Letras e Lutas, do deputado Pedro Uczai, sobre formação política no PT.

As palestras do domingo (30) começam às 9h com a Deputada Iriny Lopes (PT/ES) e Secretária Nacional de Formação, falando sobre o “III Congresso do PT e a formação política”. Em seguida acontece a apresentação do Projeto da Escola de Formação, com explanação do Presidente do PT/Sc e da Secretária Vera Castellain. Depois da exposição, acontece debate e aprovação do programa da escola para 2007 e 2008.

A escola em Santa Catarina será um espaço permanente de reflexão, que vai funcionar através de seminários e cursos, sobre a conjuntura e as ações do Partido, que ajudará na formação dos seus filiados e dirigentes, da mesma maneira que pretende servir como espaço para que se reflita sobre a realidade e ajude a definir os caminhos do Partido. Ligada à Secretaria Nacional de Formação e à Fundação Perseu Abramo, a Escola Catarinense quer promover debate e diálogo entre os petistas e também com especialistas.

Para a secretária de Formação do PT/SC, Vera Castellain, a criação da escola é o resultado de um investimento de longo prazo em formação dentro do partido. “A retomada da formação política nesta nova fase do PT trás o acúmulo de experiências dos coletivos;dos setoriais de jovens, mulheres e movimentos sociais;do modo petista de governar e legislar;das metodologias populares;da cultura científica;dos coletivos nacional e estadual de formação composto por militantes, monitores e colaboradores que passaram pelos cursos de formação e fizeram com que o PT fosse hoje esse partido onde nos encontramos para formular e implementar nossos sonhos”, explica a secretária.

O presidente do PT-SC, Pedro Uczai, afirma que com a escola nasce uma nova experiência para o partido no estado. “Este projeto vai dar condições para que os petistas compreendam e modifiquem a vida e a realidade. Será um espaço de reflexão e elaboração para construirmos novas experiências e lutas”, afirma.

O projeto vai funcionar através com cursos que podem ser realizados por tema ou por público específico, sendo estaduais, municipais ou por microrregião, dependendo da necessidade. Serão formados monitores, que receberão capacitação junto à Fundação Perseu Abramo. No futuro, o objetivo é lançar uma escola de formação à distância.

Fonte: Assessoria de Imprensa do PT/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário