quarta-feira, 9 de abril de 2008

Para embaixador, visita de Lula à Holanda pode atrair interesse no PAC



A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Holanda, que começa hoje (9), deve servir para atrair o interesse de investidores holandeses no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A afirmação foi feita pelo embaixador brasileiro no país europeu, Gilberto Sabóia.
A Holanda é um dos países que mais investem no Brasil, tendo liderado o ranking dos maiores investidores, com mais de US$ 8 bilhões, ou seja, cerca de um quarto de todo o investimento estrangeiro no país. Acompanha Lula uma comitiva de mais de 80 empresários, que participarão de um encontro com holandeses.
"O PAC abre oportunidades para investimentos de infra-estrutura não só de logística, transporte, mas também de infra-estrutura social, área de saneamento, gestão de águas etc. E os holandeses têm tecnologia e experiência nessas áreas, de modo que estarão interessados em investir, junto com os brasileiros, nisso”, afirmou Sabóia.
Segundo o diplomata, que assumiu a embaixada em setembro de 2003 e que deixará o cargo na próxima semana, a Holanda começou a investir no Brasil há mais de 80 anos, com a chegada da empresa Philips no país. Hoje, os holandeses fazem grandes investimentos em áreas como eletroeletrônica, alimentos, serviços bancários e química. “Nos últimos cinco anos, houve uma diversificação, com o aumento do número de empresas holandeses com sede também no Brasil”, disse.
Sabóia ressalta, no entanto, que o caminho inverso, ou seja, os investimentos brasileiros na Holanda também têm aumentado de forma gradual. “O setor agroalimentar é um dos setores que oferece oportunidades para brasileiros aqui. A Holanda é uma entrada de produtos brasileiros para a agroindústria e, ao mesmo tempo, é um país que, dentro da Europa, ainda detém uma certa importância, apesar da limitação territorial. Há também oportunidades nos setores de mineração e de metais, além de tecnologia mais sofisticada e de serviços”, destaca o embaixador.
O presidente Lula ficará na Holanda até sexta-feira (11) e terá agenda com a rainha Beatrix, o primeiro-ministro, Jan Peter Balkenende, parlamentares e empresários holandeses. Em seguida, viaja à República Tcheca, no Leste Europeu.
[Agência Brasil]
Na foto de Marcello Casal Jr/ABr,o presidente Lula logo após desembarcar no aeroporto internacional de Rotterdam, na Holanda.

Fonte: Portal do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário