sexta-feira, 25 de abril de 2008

Tudo pronto para a campanha de vacinação no Pará



Está tudo pronto para mais uma Campanha de Vacinação do Idoso no Pará. Quem garante é a diretora do Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Ana Helfer.
Neste sábado (26), acontece o chamado Dia D de Vacinação, mas a campanha se estenderá até o dia 9 de maio. A abertura oficial será realizada às 10h, no município de Abaetetuba, com a presença da secretária de Estado de Saúde Pública, Laura Rossetti.
A programação começará às 8h, com participação dos idosos do Centro da Melhor Idade, que farão uma caminhada e ganharão café da manhã. Depois da abertura, haverá apresentação de dança folclórica também pelos idosos.
No final desta sexta-feira (25), todos as Secretarias Municipais de Saúde já tinham recebido as vacinas e os insumos necessários para a realização da campanha, que tem a meta de vacinar contra a gripe 411.850 idosos com 60 anos ou mais. Durante a campanha, também serão oferecidas vacinas contra tétano e difteria para idosos que precisam iniciar ou completar esquema de vacinação e ainda vacina contra pneumonia, destinada à população idosa mais específica, como a que vive em casas de repouso.
De acordo com Ana Helfer, é importante que todos os idosos sejam vacinados porque a vacina evita complicações respiratórias causadas pela gripe. "Apesar de não haver uma pesquisa científica sobre o tema, sabe-se que há, sem dúvida, uma redução das complicações respiratórias e diminuição no número de óbitos causados por tais complicações", garante a epidemiologista.
Meta - Sobre as estratégias utilizadas para alcançar os idosos em todo o Estado, Ana Helfer disse que as Secretarias Municipais de Saúde têm liberdade de usar os mais variados recursos e tipos de transporte para chegar até eles, tudo de acordo com as peculiaridades de cada lugar. "Alguns municípios, inclusive, já começaram a vacinar seus idosos para garantir o alcance da meta".
Ana Helfer informou que, apesar do Ministério da Saúde estabelecer como meta a vacinação de pelo menos 80% da população idosa, a Sespa está incentivando o alcance de 100%.
E para alcançar a meta, o Pará vai contar com 4.130 postos de vacinação, sendo 92 na capital e 4.038 no interior e dispor de 450.000 doses de vacina contra gripe, 83.000 doses contra difteria e tétano e 12.330 contra pneumonia, assim como seringas e agulhas em número suficiente para o trabalho.
Também contará com 24.784 profissionais de saúde, 156 barcos e 607 carros.
Serão vacinados 100.662 idosos na capital e 311.188 no interior do Estado. Os objetivos da campanha são contribuir para evitar a gripe e suas graves conseqüências, reduzir as mortes por complicações de pneumonia e atualizar a situação vacinal dos idosos contra a difteria e tétano.
Para que não haja problemas no decorrer do trabalho, Ana Helfer pede à população e aos profissionais que dêem prioridade realmente à faixa etária de 60 anos ou mais.
O senhor Paulo Ferreira Sales, de 77 anos, disse todos os anos toma a vacina no posto mais próximo de sua casa. Segundo ele, deixou de gripar com freqüência desde que começou a fazer as vacinas. "Eu sempre tomo e não vou deixar de tomar, porque da última vez que gripei achei que não iria agüentar, era uma tosse que não acabava, acho que só não foi pior por causa da vacina”.
A senhora Teresinha Vasconcelos, de 78 anos, que é paciente renal crônica e faz tratamento no Ofir Loyola, disse que, como está sempre no hospital, toda vez é alertada sobre a data da vacina.
"Acho muito importante os idosos tomarem essa vacina. Eu não deixo de tomar nunca, até porque o pessoal do Hospital dos Servidores fica no meu pé e me dá direitinho. Depois que eu tomei me senti muito bem, até acho que fiquei mais nova”.

Texto: Ascom _ Sespa

Fonte: Da Redação Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário