segunda-feira, 14 de abril de 2008

Universidade do Pará é convidada a integrar a edição 2008

A participação maciça dos alunos da Universidade do Estado do Pará (Uepa), na última edição do Projeto Rondon, motivou um novo convite à instituição feito pelo Ministério da Defesa e estendido a todas as universidades participantes. Os estudantes interessados em participar têm até o dia 30 de abril o prazo para entrega das propostas de ações para edição 2008.
As próximas operações acontecerão em julho de 2008. A região do “Xingu” - nos municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajás, Placas, Senador José Porfírio, Uruará, Vitória do Xingu - foi uma das áreas escolhidas para receber as ações, juntamente com “Norte de Minas”, próxima às cidades de Montes Claros e
Salinas e “Vale do Ribeira”, na divisa entre os Estados do Paraná e São Paulo.
Com os convites, as instituições devem se mobilizar e apresentar propostas para as linhas de Cidadania e Bem Estar, do conjunto A, e Gestão Pública e Desenvolvimento Local Sustentável, do conjunto B.
Como a abordagem dessa edição é a mesma da anterior, a Uepa deverá executar o mesmo projeto do ano passado – Projeto de Ações em Cidadania e Bem-Estar para a Operação Grão-Pará 2008 -, que foi realizado no município de Bujaru, só que dessa vez o município alvo será da Região do Xingu com adaptações.
Este ano os alunos que quiserem integrar o projeto contarão com mais um estímulo, uma bolsa no valor de 290 reais. Tal valor foi estipulado, juntamente com a verba de execução do projeto no orçamento de 2008 da Uepa, para despertar ainda mais interesse dos alunos.
O projeto Rondon é uma parceria entre o Ministério da Defesa e Ministério da Educação (MEC) para promoção de atividades que impliquem em mudanças na realidade de comunidades isoladas.
Após a divulgação das propostas de trabalho selecionadas, haverá uma viagem precursora dos professores-coordenadores aos municípios, para que seja possível ajustar as propostas de trabalho às necessidades reais do município.
A data limite para as Instituições de Ensino Superior (IES) enviarem suas propostas de trabalho é 30 de abril de 2008. O resultado da seleção será divulgado, por meio da página do Projeto Rondon no site do Ministério da Defesa (www.defesa.gov.br/), até o dia 12 de maio.
A viagem precursora dos professores-coordenadores aos municípios onde atuarão suas equipes será realizada entre 26 e 31 de maio, permitindo que a seleção e o treinamento dos rondonistas possam ser realizados pelas IES durante todo o mês de junho.
Serão selecionadas duas propostas de trabalho por município, de diferentes IES: uma para realizar o conjunto de ações “A”, outra para desenvolver o conjunto de ações “B”.
O Projeto Rondon pretende que, em cada município, uma equipe de rondonistas seja oriunda de IES sediada no Pará.

Texto: Fabrício de Paula - Uepa

Fonte: Agencia Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário