sexta-feira, 20 de junho de 2008

Lula lança em julho programa que irá ampliar a oferta de alimentos no país.



O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lança no próximo dia 3 de julho, em Brasília, o Programa Mais Alimentos. Criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o programa vai ampliar a oferta de alimentos no país por meio do aumento de produção e produtividade da agricultura familiar.

A meta do Mais Alimentos é alcançar um excedente de 18 milhões de toneladas por ano, em especial nas culturas do milho, feijão, arroz, mandioca, trigo, café, frutas, arroz e cebola, e fortalecer as atividades leiteira e avícola. Para tanto, o programa terá uma linha de crédito de até R$ 100 mil para beneficiar um milhão de produtores rurais até 2010.

O Mais Alimentos não se restringe a mais crédito nos bancos. O programa refaz o desenho da assistência técnica brasileira, com o aumento de investimentos no melhoramento de solo e pastagens, de sementes e de genética. Também é esperada uma transformação nas formas de produção da agricultura familiar, com o incentivo à mecanização. Prevê ainda a ampliação da capacidade de armazenagem nas propriedades e nas cooperativas.

“Todas as avaliações indicam que a crise no preço dos alimentos será de longa duração. O Governo Federal está apostando na capacidade da agricultura familiar para ampliar a produção de alimentos e com isso combater a inflação e garantir segurança alimentar aos brasileiros”, ressalta o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.

Importância do setor
A agricultura familiar representa 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Esse segmento produtivo é responsável, por exemplo, por 89% da mandioca, 67% do feijão, 70% dos frangos, 60% dos suínos, 56% do leite, 69% da alface e 75% da cebola produzidos no Brasil - seja para o mercado interno, seja para exportação.

Fonte : Portal do PT (Ministério do Desenvolvimento Agrário).foto:Lucas Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário