“Mãe. Doadora de Vida. Doe Sangue”. Com esse tema, a Fundação Hemopa promoverá, no período de 7 a 10 de maio, a campanha de incentivo à doação voluntária de sangue. A ação estratégica visa aumentar o estoque técnico de sangue do hemocentro, com até 100 coletas/dia.
Em função de feriados e do período chuvoso, reduziu em cerca de 15% o comparecimento de doadores ao Hemopa, interferindo no atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar de Belém - cerca de 85 instituições de saúde.
Aproveitando o período que antecede à comemoração pelo Dia das Mães, a ação tem ainda a finalidade de elevar a participação das mulheres no processo de doação de sangue. Hoje, elas são responsáveis por 24% das coletas efetivadas no Pará. Uma participação que vem aumentando gradativamente, mas que precisa melhorar e atingir a meta nacional de 30%, estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Durante a campanha haverá distribuição de camisetas, de cartões comemorativos e lanche especial, sorteio de brindes cedidos por empresas parceiras, exposição de produtos artesanais, exibição de vídeos, palestras sobre temas voltados para a saúde e ofertas de serviços de beleza, além de apresentações de músicos e do Coral de pacientes do Hemopa.
Para a presidente do hemocentro, Maria de Fátima Montoril, a campanha deve superar a meta de 100 coletas/dia. “Embora a população brasileira não tenha o hábito de agendar sua doação de sangue, ela é muito solidária em campanhas. A população sempre atende aos nossos apelos, especialmente, neste período, quando estamos com estoque de sangue reduzido em função de chuvas na região”, comentou, ressaltando que o Hemopa funciona para coleta de sangue de segunda a sábado, de 7h30 às 18 horas. Ela sugeriu que o doador aproveite a campanha e leve um amigo ou parente para também doar sangue.
Condições - Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos, é um doador em potencial. O candidato deve estar bem alimentado (evitando a ingestão excessiva de gorduras) e portando documento de Identidade. Após preencher o cadastro, ele passa por uma triagem clínica. Se aprovado, efetiva sua doação.
Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre as quais Aids, sífilis, doença de Chagas, hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. Em caso de resultado positivo em algum destes testes, o doador será convocado para coletar nova amostra para confirmação e, se necessário, encaminhado ao serviço de saúde.
O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três meses. Esse intervalo é necessário porque o organismo precisa de dois a três meses para recuperar alguns elementos, como o ferro. Por isso, ninguém deve doar sangue em intervalos menores.
O Hemopa funciona para coleta de sangue de segunda-feira a sábado, de 7h30 às 18 horas. O hemocentro fica na travessa Padre Eutíquio, 2109. Mais informações: 3242-9100 ou pelo site: www.hemopa.pa.gov.br
Texto: Vera Rojas - Fundação Hemopa
Fonte: Da Redação Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário